creditoDC
CMMR ADVOGADOS ASSOCIADOS

CMMR ADVOGADOS ASSOCIADOS

Desaceleração do crédito para empresas preocupa, diz Boa Vista

Relatório do birô de crédito também destaca o crescimento da inadimplência da pessoa física.

A equipe econômica da Boa Vista considera que a desaceleração nas concessões de crédito para empresas em abril é um alerta em meio ao contexto de rápida deterioração do cenário econômico.

De acordo com cálculos da empresa especializada em crédito, o ritmo de crescimento dos novos empréstimos com recursos livres para pessoas jurídicas, já descontados os efeitos da inflação, recuou de cerca de 10% para 7,9%, conforme dados originalmente divulgados pelo Banco Central.

A empresa alerta que a lenta recuperação da economia tende a encurtar os ciclos de expansão do crédito. 

“O fraco crescimento da renda limita a capacidade de endividamento tanto das empresas quanto das famílias. Também nas operações para pessoas físicas já se nota uma lenta desaceleração desde o ano passado”, analisam os economistas Flávio Calife e Vitor França, em relatório.

Segundo o Banco Central, o saldo de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empresas recuou 1,0% em abril ante março, somando R$ 427,624 bilhões. Em 12 meses, a queda acumulada é de 7,6%.

A Boa Vista lembra que a inadimplência das empresas, por sua vez, segue estável e próxima dos menores patamares da história. Considerando as operações com recursos livres, ela atingiu 2,7% em abril, ante 2,8% em março. 

No caso das pessoas físicas, ficou em 4,7%. “Sem recuperação da atividade econômica e do mercado de trabalho, aumenta a probabilidade de que o crescimento dos empréstimos observado nos últimos meses resulte em aumento da inadimplência, o que ainda não estava no radar”, conclui a dupla de analistas.

Fonte: Diário do Comércio


Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

receba as últimas notícias
no seu e-mail através da nossa newsletter

CMMR - Costa | Martins | Meira | Rinaldi © 2019 - Todos direitos reservados