leisetributos-impostometro1,7-arquivoACSP1
CMMR ADVOGADOS ASSOCIADOS

CMMR ADVOGADOS ASSOCIADOS

Impostômetro da ACSP chega a R$ 1,7 trilhão nesta terça-feira

Valor será atingido 14 dias antes de 2018 – o que mostra que o painel está girando cada vez mais rápido, e o montante tributário que sai do bolso do contribuinte continua a crescer.

Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingirá a marca de R$ 1,7 trilhão nesta terça-feira (10/09), às 11h. O montante, que corresponde ao total de impostos, taxas, multas e contribuições pagas desde o primeiro dia do ano à União, aos estados e aos municípios, será atingido 14 dias antes em relação a 2018.  

Essa antecipação reflete o nível de atividade econômica mais a inflação do período, segundo Marcel Solimeo, economista da ACSP. “Mas ela também é influenciada pelos produtos com maior crescimento nas vendas e que têm tributação mais alta. Como é o caso de veículos, que ajudaram a aumentar a arrecadação.”  

O importante, porém, segundo o economista, é avaliar esse aumento pelo lado das receitas do governo: ao mesmo tempo em que elas crescem, as despesas também aumentam em um ritmo mais rápido. “Então é preciso olhar pelo outro lado da moeda para tentar equilibrar as contas”, afirma.

Perguntado se a Reforma Tributária, que está em discussão na Câmara e no Senado, ajudaria a reverter esse quadro, o economista diz que, num primeiro momento, a preocupação seria mais com a simplificação do sistema do que com a redução da carga tributária. 

“O ideal, porém, seria adotar simultaneamente medidas tanto para reduzir os gastos como, para num futuro próximo, reduzir também essa carga – muito alta para o nível de renda que o país tem.” 

O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. 

Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista, mas outros municípios e capitais se espelharam na iniciativa e instalaram seus painéis.

No www.impostometro.com.br, é possível acessar diversas informações tributárias e entender mais sobre o assunto.

Fonte: Diário do Comércio


Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

receba as últimas notícias
no seu e-mail através da nossa newsletter

CMMR - Costa | Martins | Meira | Rinaldi © 2019 - Todos direitos reservados