pib-real-think-ecoomia-dc (1)
CMMR ADVOGADOS ASSOCIADOS

CMMR ADVOGADOS ASSOCIADOS

Deflação de setembro derruba inflação anual

Queda no indicador continua a dar sinais de que atingirá patamares menores, por conta da redução nos preços em grupos como alimentos e bebidas, diz o Instituto de Economia Gastão Vidigal.

A inflação continua dando sinais de que atingirá patamares menores neste ano e nos próximos, elevando as chances de continuidade do ciclo de redução da taxa Selic durante as próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). A avaliação é do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve queda (deflação) de 0,04% na inflação de setembro, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA),surpreendendo os analistas de mercado, que esperavam leve aumento dos preços.

Com isso, a inflação em 12 meses desacelerou fortemente, alcançando a 2,89% (ver tabela abaixo), patamar ainda menor do que a meta anual perseguida pelo Banco Central (4,25%).

Esses resultados são explicados pela redução dos preços do grupo alimentação e bebidas, devido à maior safra agrícola, e pela deflação dos artigos de residência, provavelmente devido a descontos e promoções concedidas, frente ao fraco crescimento da demanda. A desaceleração da inflação e as menores expectativas de aumentos de preço também contribuem para a descompressão dos preços, ao inibir reajustes e repasses.

No mesmo mês, outro importante indicador de inflação, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou pequena alta (0,5%).

Essa variação mensal, conjuntamente com a menor elevação dos preços das matérias primas agrícolas (IPA AGRO), em decorrência da maior safra, e das industriais (IPA IND), afetadas pela queda do preço do minério de ferro, provocaram nova desaceleração do índice em 12 meses, que alcançou a 3,0%. 

Fonte: Diário do Comércio


Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

receba as últimas notícias
no seu e-mail através da nossa newsletter

CMMR - Costa | Martins | Meira | Rinaldi © 2019 - Todos direitos reservados