crescimento-economia-thinkstock (1)
CMMR ADVOGADOS ASSOCIADOS

CMMR ADVOGADOS ASSOCIADOS

Setor de serviços deve crescer em 2019, após quatro anos de quedas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de divulgar o desempenho do setor serviços em novembro, que apresentou aumento de 1,8% sobre igual mês de 2018 (ver tabela abaixo), configurando a terceira alta anual consecutiva nessa comparação.

Para a equipe de economistas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o resultado de novembro segue apontando para uma retomada gradual do setor, que deve terminar 2019 mostrando aumento pela primeira vez em cinco anos, contribuindo para o crescimento da atividade econômica, dado seu peso composição do Produto Interno Bruto (PIB).

A recuperação do setor de serviços, embora lenta, também pode ser visualizada no acumulado em 12 meses, que seguiu mostrando aceleração, ao crescer 0,9%, frente aos resultados observados nos dois meses anteriores (0,8% e 0,7%, respectivamente).

Esses resultados refletiriam a melhora relativa da situação econômica das famílias frente a gradativa recuperação da renda e do emprego, ocorrida principalmente nos últimos meses do ano passado.

Quatro das cinco atividades consideradas na pesquisa tiveram expansão, com destaque novamente para os serviços de informação e comunicação.

O único segmento que exibiu contração foi o de transportes, em decorrência da queda da produção industrial, que derrubou fortemente o volume de cargas transportado.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

receba as últimas notícias
no seu e-mail através da nossa newsletter

CMMR - Costa | Martins | Meira | Rinaldi © 2020 - Todos direitos reservados