cadeado-gigital-internet-pixabay-corte
CMMR ADVOGADOS ASSOCIADOS

CMMR ADVOGADOS ASSOCIADOS

Acesso direto ao e-cac por certificado ou nuvem acaba em agosto

A partir de setembro, só será possível entrar no portal via Acesso Gov.Br ou Código de Acesso. A Receita informa ainda que outros serviços serão agregados ao e-cac.

A Receita Federal informa que o acesso direto ao Portal e-cac por certificado digital ou em nuvem ficará disponível somente até a próxima segunda-feira, 31/08.

A partir de primeiro de setembro, o acesso se dará somente via Acesso Gov.Br ou via Código de Acesso. Dessa forma, os acessos por meio do certificado digital necessitarão de conta no Portal Gov.br e atribuição do respectivo selo de confiabilidade.

Desde o dia 2 de julho é possível acessar o Portal e-cac por meio do Acesso Gov.Br. Segundo a Receita, essa implantação universaliza seu atendimento virtual.

O Acesso Gov.Br permite ao contribuinte entrar no Portal e-cac sem a necessidade de certificado digital. Mesmo quem não está obrigado a entregar a Declaração do Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física poderá entrar no e-cac por esse caminho.

A Receita informa ainda que outros serviços virtuais serão agregados ao Portal e-cac.

SOBRE O ACESSO GOV.BR

O Acesso Gov.Br é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, que garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo.

Oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha é possível utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a plataforma de login.

Segundo a Receita, ele fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado.

Fonte: Diário do Comércio


Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

receba as últimas notícias
no seu e-mail através da nossa newsletter

CMMR - Costa | Martins | Meira | Rinaldi © 2020 - Todos direitos reservados