celular_dados_vivo_tecnologia_dc
CMMR ADVOGADOS ASSOCIADOS

CMMR ADVOGADOS ASSOCIADOS

Multas da LGPD começam a ser aplicadas a partir de 1º de agosto

A ACSP disponibiliza um e-book para auxiliar o empresário a se adequar à nova legislação. Veja como ter acesso ao conteúdo

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor desde setembro do ano passado, e deve ser cumprida por todas as empresas que em algum momento de sua rotina coletem, armazenem ou façam o tratamento de informações pessoais.

Até agora as empresas estavam em um período de adaptação à nova legislação, mas a partir de domingo, dia primeiro de agosto, essa fase acaba e as penalizações para quem não cumprir as novas regras passam a valer.

As punições incluem multas diárias que podem chegar a 2% do faturamento líquido do ano anterior, limitadas a R$ 50 milhões. As empresas podem ter também seu banco de dados bloqueado por até seis meses.

A LGPD exige, por exemplo, que um varejista que tenha o cadastro de clientes para gestão de pagamento, envio de promoções, ou por qualquer outro motivo, se adeque às novas regras.

Uma das determinações da lei é a necessidade de informar ao titular dos dados a finalidade da coleta de suas informações pessoais. Os dados só poderão ser armazenados e tratados com consentimento de seu titular.

A LGPD é abrangente, ela define categorias de dados, fixa as hipóteses de coleta e tratamento, traz os direitos dos titulares dos dados, detalha condições especiais para dados sensíveis (como os de crianças) e estabelece obrigações às empresas.

Para ajudar os empresários a compreenderem a nova legislação e se adaptarem mais facilmente a ela, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) elaborou um e-book com dicas objetivas.

CLIQUE PARA BAIXAR O E-BOOK

O material esclarece algumas dúvidas comuns aos empresários. Entre elas, o que fazer com a base de dados que já está armazenada, ela será perdida? O e-book da ACSP informa que não, mas seus titulares devem autorizar a empresa a mantê-los em sua base.

A responsabilidade pela segurança e inviolabilidade dos dados é de quem os armazena, ou seja, da empresa. No e-book, há sugestões de cuidados para garantir a privacidade das informações coletadas, como uso de criptografia e atualizações de sistema.

LEIA MAIS: Lei de proteção de dados é base para aplicação de multas milionárias

IMAGEM: Thinkstock

Fonte: Diário do Comércio

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

receba as últimas notícias
no seu e-mail através da nossa newsletter

CMMR - Costa | Martins | Meira | Rinaldi © 2021 - Todos direitos reservados